Archive for Junho 2010

Palestra gratuita sobre Media Training

No Comments »





Media Training é o título da palestra gratuita que será ministrada na Ciesp Sul (Rua Bernardino de Campos, 145 – Brooklin – São Paulo), por Anelisa Maradei, diretora da a.maradei comunicação, no dia 1° de julho, quinta-feira, a partir das 19 horas. O objetivo do evento voltado a executivos, representantes e porta-vozes de empresas e instituições diversas, é abordar a importância de se relacionar positivamente com a imprensa. O programa abordará o perfil das assessorias e veículos de comunicação na atualidade, a diferença entre espaço publicitário e editorial e trará aos participantes noções gerais de como se relacionar com jornalistas em diversas situações, inclusive em momentos de crise.

Fica a dica!

O CONFERP quer saber a sua opinião

No Comments »




O Conferp está fazendo uma consulta aos Profissionais de Relações Públicas sobre que você pensa e espera do sistema e como ele deve atuar no mercado diante do contexto atual. Acesse o hot-site e participe. A consulta aos profissionais vai até 30 de julho de 2010.


Twitter e Relacionamento em discussão

No Comments »




“Twitter e Relacionamento” é o tema do 5º. Encontro dos Twitteiros Culturais (ETC) que acontece no dia 26 de junho, sábado, a partir das 16h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Participam da mesa o secretário da Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, o jornalista Luís Nassif e o professor e consultor Gil Giardelli, com mediação do mutidisciplinar José Luiz Goldfarb. Segundo Goldfarb, o twitter tem revolucionado a forma de relação entre as pessoas e mesmo no mundo dos negócios. “Pela primeira vez na história podemos conversar ao mesmo tempo com dezenas, centenas e até milhares de pessoas”, afirma. E acrescenta: “o caso do ‘Cala a Boca Galvão’ é emblemático. Por pensarem que a expressão era destinada a salvar um pássaro da extinção, milhões de pessoas em todo o mundo aderiram à campanha, o que mostra o que o twitter tem de fascinante e até de perigoso. Por isso discussões como esta que faremos são tão instigantes”, reflete. A entrada é franca.

“O twitter tem modificado a forma de relação entre as pessoas e mesmo no mundo dos negócios. Vamos discutir diversos temas - desde assuntos como os Desafios para o Jornalismo - já que o twitter muitas vezes destrói o chamado furo jornalístico (as notícias passaram a ser divulgadas por quem está participando das cúpulas, eventos e reuniões) - às novas formas de relacionamento entre as pessoas”, diz Goldfarb. “Antigamente se eu estivesse ministrando uma palestra e alguém do público começasse a mexer no telefone, eu acharia uma tremenda falta de educação. Hoje, ela pode estar prestando atenção e ao mesmo twitando para milhares de pessoas o que estamos discutindo”, afirma.

Goldfarb destaca ainda que durante a Copa do Mundo o twitter vive um tamanho aumento no fluxo de participação, que passou por lentidão e dificuldade técnica: “É impressionante o número de pessoas que interagem durante os jogos, como se estivessem sentadas lado a lado. De certa forma ninguém fica sozinho. Os horários dos jogos atrapalharam muito as reuniões de amigos para assistir juntos às partidas, especialmente na primeira fase. O twitter diminui as distâncias e revoluciona as relações, já que devido ao uso da palavra escrita - twittamos texto - podemos pela primeira vez na Historia dialogar com dezenas, centenas ou até milhares de pessoas ao mesmo tempo. E o mais notável é que participam pessoas dos mais diversos perfis e interesses. Durante o jogo do Brasil contra a Coréia do Norte, por exemplo, comentei que 1100 obras da coleção de José Mindlin estavam disponíveis online e tive 100 ‘rettwites’. E isso no meio a uma conversa sobre futebol. Nesta Copa das retrancas, quem mostra a força ofensiva é o twitter”, afirma.

O professor destaca ainda que o twitter é uma arma poderosa para a mobilização da sociedade, agilizado a participação e engajamento das pessoas. “O caso do ‘Cala a Boca Galvão é emblemático. Por pensarem que a expressão era destinada a salvar um pássaro da extinção, milhões de pessoas em todo o mundo aderiram à campanha, o que mostra o que o twitter tem de fascinante e até de perigoso. Por isso discussões como a que faremos são tão instigantes”, reflete. Ele acrescenta: “vários secretários já participaram dos nossos encontros. No penúltimo esteve na mesa Cláudia Costin, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro; depois a vez do secretário municipal da Educação de São Paulo, Alexandre Schneider; e agora é a vez do secretário de Cultura do estado de São Paulo, Andrea Matarazzo, o que mostra a importância cada vez maior do tema”.

O ETC é coordenado nacionalmente por José Luiz Goldfarb, da Poiesis; Ricardo Costa, do Publishnews; e Fernanda Musardo, que administra o site ETC_Brasil”. “O encontro do dia 26 é gratuito e aberto para todo mundo, mas quem quiser também pode acompanhar as idéias, frases e discussões pela hashtag @ETC_Sampa”, diz Goldfarb.



Dilma Rousseff participa do Roda Viva

No Comments »


Após Marina Silva e José Serra ocuparem o centro do Roda Viva, chega a vez da candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, ser sabatinada no programa da TV Cultura, na segunda-feira (28/6).

Com apresentação de Heródoto Barbeiro, a atração será gravada a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo site www.tvcultura.com.br/rodaviva. Na TV Cultura, a entrevista será exibida às 22h, sem qualquer corte ou edição.

A bancada de entrevistadores será formada por Sérgio Dávila (editor-executivo da Folha de S. Paulo), Merval Pereira (membro do Conselho Editorial das Organizações Globo, colunista do jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN e do canal Globo News), Marcelo Beraba (editor-chefe do jornal O Estado de S. Paulo) e Vera Brandimarte (diretora de redação do jornal Valor Econômico).

Internautas lançam campanha “Dia sem Globo” no Twitter

No Comments »




Essa eu vi no Comunique-se. Difícil escolher um canal descente para assistir aos jogos na televisão aberta. A Globo tem a melhor imagem, mas tem o Galvão. A Band tem o comentarista Neto que é engraçado, mas a imagem não é tão legal e também não dá para aguentar o Luciano do Valle. A saída é deixar a TV sem som!


Depois do “Cala boca Galvão” e do “Cala Boca Tadeu Schmidt”, internautas estão promovendo no Twitter a campanha “Dia sem Globo”. O objetivo é promover um boicote à emissora na próxima sexta-feira (25/06), dia do jogo entre Brasil e Portugal.

Os internautas criaram até mesmo cartazes da campanha, que está circulando na rede social. Um deles defende “uma nova era da comunicação” e reforça a idéia do boicote à emissora. “Demonstre a sua posição participando de um dia épico no Brasil, demonstre o poder da mídia social”.

Utilizando a busca do Twitter, é possível perceber que o termo está sendo muito utilizado. Porém, não está nos Trending Topics. Numa rápida comparação entre os cinco termos que ocupam o topo da lista com o “Dia sem Globo”, nota-se que ele está sendo mais twittado que outros, como “Geisy Arruda”, que ocupa o quinto lugar na lista brasileira.

“A prova de que o twitter está nos censurando é que a campanha #DiaSemGlobo aparece em outros medidores de Trending Topics!", escreveu um usuário


Combinação de Twitter, Copa do Mundo e muita informação

No Comments »



Para quem gosta da mistura Copa do Mundo e Twitter, a CNN lançou o Twitter Buzz, uma forma dinâmica e interativa de seguir as conversas relativas ao torneio, incluindo jogadores, times e os maiores trending topics – indo dos problemas com segurança ao ensurdecedor ruído das vuvuzelas. Disponível com exclusividade no site CNN.com, o SOUTH AFRICA 2010: TWITTER BUZZ permite que os internautas vejam e participem em tempo real de conversas online sobre o tema.


No endereço www.cnn.com/TwitterBuzz, os tópicos relacionados à Copa do Mundo que mais geram discussão no Twitter são representados visualmente por meio de fotos e, o quanto mais o tópico é discutido, maior a imagem aparece no TWITTER BUZZ. Os usuários também podem mergulhar mais profundamente na conversa sobre uma partida, usando filtros de categorias como “Jogadores”, “Times” e “Tópicos”. E enquanto o TWITTER BUZZ captura dados em tempo real, ele também tem um recurso que permite navegar pelos tweets das últimas 24 horas referentes aos jogos mais recentes.


Nesta visualização interativa, os internautas podem rolar pela imagem para ver quantos tweets por minuto aquele tópico está gerando. Clicando na imagem, é possível ver os cinco tweets relacionados mais recentes e, utilizando a plataforma @Anywhere do Twitter, os usuários do micro-blog podem fazer login em suas contas para “retuitar” ou compartilhar comentários sobre aquela parte da conversa.


Para completar, abaixo do recurso interativo, a CNN.com ainda mantém os últimos tweets postados por times e jogadores nas últimas semanas, assim como aqueles do seu time de repórteres cobrindo a Copa do Mundo, sendo possível “retuitar”, seguir ou responder a qualquer uma destas contas diretamente no site CNN.com.


Você ainda pode seguir a equipe da CNN que está cobrindo a Copa do Mundo pode ser seguido no perfil www.twitter.com/worldcupcnn.

Livraria Saraiva disponibiliza Coleção Aplauso para download

No Comments »


A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo disponibilizou gratuitamente os livros da Coleção Aplauso pelo site http://aplauso.imprensaoficial.com.br/ que também podem ser encontrados no portal da livraria Saraiva www.saraiva.com.br. O internauta pode escolher entre os títulos armazenados na seção de livros digitais e baixar em formato PDF, também de graça. Para encontrá-los, basta digitar “aplauso” no espaço de busca.

Criada em 2004, a Coleção Aplauso reúne grande parte da memória artística brasileira em mais de 200 títulos publicados, entre biografias, roteiros de cinema, perfis e histórias de emissoras de TV. Seu objetivo é registrar a história das artes cênicas nacionais e de seus principais protagonistas. Integram a Coleção Aplauso as séries Perfil, Teatro Brasil, Cinema Brasil, Dança, Música e TV. Entre os títulos publicados estão os perfis de Raul Cortez, Fernanda Montenegro, Mazzaroppi, Cecil Thiré e Eva Wilma e os recém-lançados Sérgio Ricardo e Célia Helena; roteiros de filmes como Chega de Saudade, Cidade dos Homens, Contador de Histórias e Zuzu Angel; e a trajetória das TVs Tupi, Excelsior, Cultura e Gazeta e do Teatro Brasileiro de Comédia.


Site mobile

No Comments »








Apostar na tecnologia móbile é uma tentativa de estar à disposição de todos os públicos onde quer que ele esteja. Foi pensando nisso que a Tecnisa lançou o site mobile desenvolvido para funcionar em aparelhos celulares com acesso à internet, principalmente os smartphones. O site móbile está disponível e pode ser acessada pelo endereço: www.tecnisa.com.br.

O objetivo do projeto é levar as principais funcionalidades do portal tradicional da internet para dentro dos celulares. Os usuários podem conferir lançamentos, fazer buscas detalhadas de empreendimentos por cidade, preço ou tipo de imóvel, agendar visitas, ver informações, imagens e plantas dos produtos disponíveis e ainda entrar em contato direto com todas as opções atendimento ao consumidor, via corretor on-line. Ou seja, o site móbile carrega os principais dados disponíveis sobre os imóveis, que já faziam parte do projeto do site clássico.

Um dos destaques fica por conta de uma ferramenta pela qual o usuário pode requisitar a ligação de um dos corretores. Basta clicar, informar o número de telefone e o corretor da Tecnisa liga para o cliente em poucos instantes. Em uma área destinada para clientes é possível acompanhar o andamento das obras e ter contato direto com a área de Relacionamento com o Cliente.






Jabulani em tamanho gigante - Ação Promocional

No Comments »

Depois de receber o Tic Tac gigante, o Shopping Eldorado, em São Paulo, abriga a mega Jabulani, que ficará em exposição até o final de julho, mês de encerramento da Copa do Mundo. A peça, batizada de Jabulani Stadium, está instalada num lounge de dois andares, no piso térreo do shopping. O publico sente-se dentro de um estádio de futebol na África do Sul, pois possui interior ambientado com jogo de luz e sistema integrado de som, reproduzindo a sensação de estar numa torcida, além do piso revestido por grama sintética. Telões reproduzem lances do evento e o som das vuvuzelas, típicas do país anfitrião.







Ação promocional da Tic Tac: uma grande caixa

No Comments »




A marca de pastilhas apresentou oficialmente ao público paulistano a maior caixa de Tic Tac do mundo, de 2,3 metros de altura, no Shopping Eldorado. São mais de 2 toneladas de pastilhas do novo sabor lançado recentemente, o Cereja e Maracujá, para apresentar o feito que pretende entrar no Guiness, e também dar início à grande promoção da história da marca: "A Maior Mistura de Tic Tac do Mundo". Para as pessoas fora de SP que não puderem ver a caixa de perto, estará disponível no site uma visão 360º da caixa gigante.

Mais informações: www.tictac.com.br

Boa notícia: Pesquisa de Cargos e Salários das Agências Digitais

No Comments »





Saiu uma boa notícia para quem atua na área das agências digitais no Brasil. A Associação Brasileira das Agências Digitais (ABRADi) divulgou o resultado da Pesquisa de Cargos e Salários. O levantamento é inédito no setor e foi feito no período de novembro de 2009 a abril deste ano e conta com participação de 120 agências digitais. A pesquisa quantitativa faz comparações dos salários por regiões e tamanho de agência, além de apresentar a análise geral do Brasil.

TABELA GERAL DE MÉDIA SALARIAL (para ver resultados completos, clique aqui)

Nova propaganda do papel higiênico Primavera

No Comments »




Mais um comercial que aposta na animação para chamar a atenção dos telespectadores. Maísa, aquela dos desenhos animados do SBT, está no filme do Papel Higiênico Primavera.




Natura investe em comunicação digital

No Comments »



Achei muito legal a iniciativa da Natura em lançar o site adoromaquiagem voltado para mulheres, profissionais de beleza, especialistas ou qualquer interessado em maquiagem. O espaço digital será uma excelente ferramenta para troca de informações, compartilhamento de técnicas e dicas de maquiagem. Outro fator de peso na ação é a participação de especialistas. Com certeza será uma grande fonte de informação para a empresa levantar tendências, ouvir a opinião dos usuários, um feedback rápido e seguro.

O site foi projetado de forma a propiciar a interação com os usuários, a começar pela escolha do nome, que foi eleito por meio de uma votação na internet. Percebe-se que a preocupação com as técnicas de SEO com a utilização da palavra-chave maquiagem no nome. A intenção é criar uma comunidade virtual aberta e colaborativa, onde cada um pode compartilhar informações, marcar como favorito, votar, fazer download de materiais e comentar o conteúdo com sua rede de amigos. Há ícones que permitem a divulgação das informações no Twitter, Youtube e Facebook. Bem legal é a maquiagem virtual onde o internauta pode selecionar uma das fotos da galeria de modelos ou fazer um upload de sua própria foto e testar diversos produtos, combinações de cores e looks.

A seção de perguntas e respostas foge muito do que vemos em vários sites. Os usuários podem encontrar informações sobre qual o melhor tipo de maquiagem para a pele, qual a diferença entre maquiagem mineral e comum, entre outras. Um formspring.me dentro do site. E, para completar, também há vídeos, eventos virtuais, bate papo com especialistas e cursos online sobre diversos assuntos ligados a maquiagem.

Fica aí a dica: www.adoromaquiagem.com.br
Juliano Melo.
www.serrp.blogspot.com

Dica de um excelente site de comunicação!

No Comments »



Pessoal, segue mais uma dica de site. Já fazia algum tempo que queria disponibilizar o link do Nós da Comunicação no Blog Ser.RP e sempre me atrapalhava. O site é foi criado para suscitar o debate, a discussão, a reflexão, na comunicação, nos relacionamentos humanos e, especialmente, na comunicação corporativa. Um espaço de acesso ao conhecimento, de forma transdisciplinar, com visão holística e pensamento sistêmico.

Lá você encontra reportagens, artigos, entrevistas, colunas, texto, pesquisas, dicas de livros, cases e blogs. Não deixe de acessar a Revista Comunicação 360º produzida pelo grupo. Seguem os links abaixo:











Dicas de estudos sobre Web 2.0

No Comments »

O Terra Fórum disponibilizou para consulta e download uma série de estudos de casos e tendências em relação às ferramentas Web 2.0. Veja os temas abaixo e boa leitura!


Educação 2.0 - Interação e colaboração para o aprendizado
A Internet mudou a forma de informar, compartilhar e aprender. No estudo Educação 2.0, a TerraForum compartilha conceitos e práticas que estão revolucionando a educação e reinventando o aprendizado no Brasil e no mundo.

Governo 2.0 - Revolucionando a Gestão Pública
Transparência, otimização de recursos, aprimoramento da gestão pública. Sim, é possível utilizar as ferramentas Web 2.0 para a evolução da gestão pública e governamental. Veja casos e tendências no estudo Governo 2.0.

Cultura 2.0 - A web 2.0 trazendo uma nova revolução cultural
Há uma nova lógica de criação, produção e distribuição cultural na era 2.0? Quais os novos papéis da indústria cultural, governos e sociedade organizada? Veja o que já vem sendo feito em Cultura 2.0.

Inclusão Social 2.0 - Colaboração e cooperação por um mundo melhor
O relatório Inclusão Social 2.0 discute práticas sobre o papel da Web 2.0 como plataforma para conexão, colaboração e mobilização em prol de ações que visam diminuir as diferenças sociais.

Meio Ambiente 2.0 - Conscientizando a população por meio da inteligência coletiva
No relatório Meio Ambiente 2.0 você poderá conhecer alguns casos reais de utilização das ferramentas Web 2.0 para causas e projetos ambientais.

Polícia 2.0 - A segurança pública na era da colaboração via web
Como combinar esforços dos cidadãos e órgãos governamentais para estudar e prevenir crimes? Conheça como as ferramentas Web 2.0 têm trazido contribuições reais para a segurança pública. Leia o relatório Polícia 2.0.

Nova pesquisa da Abracom sobre uso das redes sociais

No Comments »





A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) está realizando uma pesquisa sobre o trabalho de mídias sociais produzido pelas agências de comunicação. O levantamento das informações permitirá identificar o perfil do profissional, bem como a forma de atuação das agências.

A pesquisa, que pode ser acessada clicando aqui, pode ser respondida por todos os profissionais que atuam na área de comunicação digital. Participe!


Minc estreia campanha para divulgar os patrimônios da Humanidade no Brasil

No Comments »

O Ministério da Cultura veiculará campanha para estimular a população a conhecer, valorizar e preservar os 19 sítios brasileiros que são patrimônio da humanidade reconhecidos pela Unesco.

Parque Nacional do Iguaçu, Paraná
Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo
Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí
Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná
Parque Nacional do Jaú, Amazonas
Pantanal Mato-grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás
Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco
Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais
Centro Histórico de Olinda, Pernambuco
Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo, Minas Gerais
Centro Histórico de Salvador, Bahia
Conjunto Urbanístico de Brasília, Distrito Federal
Centro Histórico de São Luís, Maranhão
Centro Histórico de Diamantina, Minas Gerais
Centro Histórico de Goiás, Goiás
Arte gráfica e pintura corporal dos índios Wajãpi
Samba de Roda do Recôncavo Baiano.























Livro "Mestres da Comunicação" reúne histórias de vida de pesquisadores

No Comments »



Lançamento acontece no dia 16/06

A Editora Phorte já colocou à disposição para venda no seu site a edição do livro “Mestres da Comunicação” que traz o perfil de dez jornalistas que fizeram da pesquisa acadêmica uma de suas áreas de atuação. Organizado pelas também jornalistas Monica Martinez e Rosemary Bars Mendes, o trabalho reúne em 208 páginas a trajetória de alguns sócios da Intercom, escritas por dez colaboradores diferentes. Os textos trazem a história de vida de Norval Baitello Júnior, Jair Borin, Wilson Bueno, Dulcília Buitoni, Carlos Chaparro, Boris Kossoy, Edvaldo Pereira Lima, Cremilda Medina, José Marques de Melo e Lucia Santaella. Para falar da trajetória desses pesquisadores um time de peso entrou no campo. São eles: Dimas A. Künsch, Jaqueline Lemos, Arquimedes Pessoni, Gisely Valentim Vaz Coelho Hime, Paulo Sérgio Pires, Rodrigo Capella, Monica Martinez, Raul Osório Vargas, Rosemary Bars Mendez e Vinicius Romanini.

A cerimônia de lançamento será no dia 16 de junho, às 19h, na Central de Cursos (r. Treze de Maio, 681 – Bela Vista – SP). Em setembro, o livro será lançado em ambiente acadêmico também no Publicom, evento que acontece durante o XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Caxias do Sul (RS).


Serviço: Lançamento de “Mestres da Comunicação”
Data: 16/06/2010, às 19h
Local: Central de Cursos (r. Treze de Maio, 681 – Bela Vista – SP)




Abaixo, com exclusividade para o Blog Ser.RP, início do capítulo sobre o Boris Kossoy enviado pelo Rodrigo Capella.



Uma vida dedicada à imagem

Rodrigo Capella

Percorrendo o corredor que liga a garagem de sua casa ao pequeno jardim, Boris Kossoy observa a mobília muito bem conservada, alguns porta-retratos com fotos da família e uma curiosa televisão, que reproduz as imagens de uma câmara instalada perto do portão de sua casa. O historiador praticamente não pisca diante da pequena tela, fixando os olhos nos carros em movimento e nas pessoas que andam na calçada em frente a sua residência, num bairro calmo de São Paulo. É o olhar treinado, sempre apto a encontrar elementos interessantes na realidade, e astuto o suficiente para projetar ficção.

Numa mesa ao ar livre do quintal, ele conta sua trajetória pelo universo fotográfico. Tudo começou com um disco voador e com a ideia de que os extraterrestres realmente habitam um outro planeta. Explica-se: impressionado com uma falsa reportagem, publicada, na década de 50 pela extinta revista O Cruzeiro, que alertava sobre a existência de objetos voadores não identificados na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Boris criou uma fotografia ousada.

Uma linha fina e quase transparente foi amarrada a um botão de roupa, que puxado para cima sobrevoava a mesa, como se um verdadeiro disco fosse. Sem a ajuda de parentes e amigos, o professor eternizou esse momento e mostrou a fotografia para que os colegas de escola a avaliassem. O resultado foi positivo. Houve até quem dissesse que Boris tinha o segredo do mundo nas mãos.



Ações simples que contribuem para o Meio Ambiente

No Comments »



Segundo estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), publicado aqui no Ser.RP, o Brasil gerou mais de 57 milhões de toneladas de resíduos sólidos em 2009, crescimento de 7,7% em relação ao volume do ano anterior. A geração per capita também registrou aumento de 6,6%, volume bem superior ao crescimento populacional, que foi de apenas 1% no ano. A pesquisa também demonstrou que, em relação a 2008, houve um crescimento de 8% na quantidade de resíduos sólidos urbanos (RSU) coletado no país, o que representa mais de 50 milhões de toneladas. Apesar de ter sido constatada uma evolução na adequação da destinação de RSU de 2008 para 2009, no cenário atual 43% do total de resíduos sólidos urbanos coletados no Brasil, que representam quase 22 milhões de toneladas, ainda são dispostos de forma inadequada, em aterros controlados ou lixões, que não garantem a devida proteção ambiental.

No dia a dia das empresas, vejo que os principais resíduos gerados são papel e plástico. Uma boa maneira de contribuir para a diminuição da produção de lixo é mudarmos algumas atitudes. Para diminuir a quantidade dos resíduos sólidos em questão, algumas medidas simples, que trazem resultados significativos para a preservação ambiental, podem ser adotadas. Dentro da Empresa, podemos nos atentar ao uso do papel, principalmente nas impressões. Diariamente uma grande quantidade desse material é deixada nas impressoras e acabam ficando sem utilidade. Imprima somente o que for mesmo necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel, caso não contenha nenhuma informação confidencial. Procure fazer as correções do texto no computador, antes de imprimir. Nos banheiros, atente-se para o uso correto do papel-toalha, em geral, somente uma folha é suficiente para secar as mãos. Um funcionário desperdiçando somente uma folha na secagem, em um ano são 960 toalhas ou 288 metros de papel, que literalmente são jogados no lixo.

Já em relação aos copos, o ideal é evitarmos a utilização desses materiais descartáveis. Em vez de sempre pegar um copo novo, procure levar uma garrafa e um copo, de preferência de vidro, e deixe na sua mesa ou em um local designado pela companhia. Faça as contas, se trabalharmos, em média, 250 dias, e utilizarmos um copo para o café e um para a água, jogamos fora 500 unidades. Uma conta simples, mas que não reflete a realidade, já que não tomamos somente um copo de água ou somente um café durante todo o dia.

Atenção especial também deve ser dada no momento do descarte dos resíduos, jogando-os nos coletores específicos e nas cores correspondentes à sua categoria, contribuindo para a coleta seletiva. No dia a dia, podemos adotar outras medidas como não jogar lixo nas ruas, optar pelo transporte público ou pela caminhada quando em pequenas distâncias, ter atenção no uso racional da água, da energia elétrica e o incentivo de outras pessoas para essas práticas. Existem algumas regras que nos ajudam a balizar nossas ações, como a Regra dos 3 Rs:

Reduzir: esta primeira regra implica na diminuição do consumo. Pense bem antes de comprar algo. Você realmente precisa daquele produto?

Reutilizar: após a redução no consumo, devemos pensar em reutilizar os produtos antes de jogar fora.

Reciclar: muitos materiais podem ser reciclados, o que permite o aproveitamento de materiais que podem ser reutilizados na cadeia de produção, o que diminui a exploração de recursos naturais.

O exercício diário de boas práticas pode mudar o mundo e temos a obrigação de contribuir para o desenvolvimento sustentável. A preservação do meio ambiente merece todos os nossos esforços, tanto individualmente, quanto coletivamente.



Juliano Melo.

Sem limites: A Comunicação Institucional Desenvolvida em Empresas que empregam portadores de deficiência

No Comments »

por:


Professor Orientador: Marcelo Alves



A inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho é um tema cada vez mais discutido e pode ser considerado por parte das organizações um cumprimento da Lei, uma estratégia de imagem empresarial ou uma prática de empresa cidadã.


Dentre outros estudos, este trabalho revela através de um estudo SENAC/MG, a importância do relacionamento e da aceitação do portador de deficiência no ambiente interno da organização e verifica que a inclusão de portador de deficiência no seu quadro funcional, além de poder ser uma estratégia de comunicação organizacional, é, na organização estudada, um cumprimento de determinação legal, realizado de forma consistente, pois têm-se uma preocupação com a integração destes profissionais no ambiente corporativo da empresa, conforme verificado nos programas de inclusão existentes, voltados para essas pessoas.


Campanha da LG para o celular TV Phone GM600

No Comments »



Parece que o uso de animações está novamente em alta no mundo publicitário. Recentemente divulgamos o vídeo do Assolation. E quem não se lembra dos caranguejinhos da Brahma? Para divulgar o LG TV Phone GM600, criou-se a campanha “Pra ligar e ficar ligado”, estrelado por um casal de joaninhas. Para aproximar a utilização do aparelho ao cotidiano das pessoas, o filme começa com a cena de um parque, em que o filho chama o pai para jogar futebol e este deixa o celular ligado em cima da mesa onde estava. Devido à alta realidade das imagens exibidas, as joaninhas que circulam pelo ambiente começam a assistir a um documentário sobre a vida animal e se identificam com o conteúdo exibido na tela. Ao final do comercial, o novo LG TV Phone GM600 é apresentado e a narração complementa: “LG TV Phone – pra ligar e ficar ligado”.






Calendário da Copa do Mundo. Show!

No Comments »

Segue uma dica de um calendário da Copa do Mundo que achei sensacional!
Clique na imagem e acesse o link! Gostaram?






Assolation: o vídeo

No Comments »

Recebi o vídeo do Assolation, propganda em que o mascote das lãs de açõ Assolan dança ao som do Rebolation.
Eu gostei...

Clique para acessar!

A Herbalife é a nova Patrocinadora do Barcelona Futebol Clube

No Comments »




A Herbalife Internacional assinou um contrato de milhões de dólares por três anos com o FC Barcelona, o que torna a companhia a Patrocinadora Nutricional Oficial do time. Ao mesmo tempo, o jogador Lionel Messi assinou um contrato de patrocínio pessoal.

O contrato com o FC Barcelona concede a empresa direitos globais de associação da marca em ações de comunicação e direitos do clube para promover seu nome internacionalmente, além de presença na pré-temporada de jogos amistosos do Barcelona e de torneios internacionais dos quais o clube participa a cada ano antes do início das competições oficiais.

O acordo estipula ainda que a patrocinadora nutricional, os médicos e especialistas em nutrição do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife se reunirão com membros da equipe principal para desenvolver programas de apoio de nutrição específicos.

Um percentual do patrocínio, que não foi divulgado, será repassado à fundação do FCB, cujos Centros XICS cooperam para ajudar crianças em situação de risco em todo o mundo.

Por meio do Twitter, a cada gol do Brasil na Copa restaurante vai sortear R$100 em vales-produtos

No Comments »





O WikiMaki, restaurante japonês, preparou uma promoção para o período da Copa do Mundo. A cada gol do Brasil na Copa, o estabelecimento sorteará um vale compra de R$100,00 para um de seus seguidores no Twitter, para serem consumidos na casa. “Nosso objetivo é tornar as partidas do Brasil ainda mais emocionantes. Queremos, com esta ação, interagir com nosso público e difundir cada vez mais o perfil inovador e descontraído do WikiMaki. Nada melhor do que juntar internet, futebol e comida japonesa”, explica João Manuel de Carvalho Cardoso, Gerente de Comunicação.

Cardoso comenta que utilizam as redes sociais como uma das principais plataformas para promover o WikiMaki ou lançar promoções. “Estamos presentes no Twitter, Orkut e Facebook. Hoje estas são algumas das ferramentas que mais impulsionam a nossa comunicação. Além disso, esta é uma opção inovadora que acaba indo ao encontro da nossa filosofia”, destaca



Site Ikwa: explorando as profissões.

No Comments »